Tratamento para Herpes Zóster

Há muitas publicações, inclusive on line sobre o assunto, mas aqui vamos focar em como a imunoterapia pode ser aplicada no tratamento e controle do Herpes Zóster de forma eficaz e segura.

Herpes Zóster é um vírus e como todo o vírus ele vai manifestar os sintomas de sua presença quando o sistema imunológico estiver deficiente ou suprimido, isso pode acontecer por vários motivos: estresse social, trauma físico (uso de anestésicos), exposição prolongada ao calor ou frio, trauma emocional, uso de corticoides por muito tempo, doenças imunossupressoras, uso de drogas ilícitas, anabolizantes, etc.), ou seja, os fatores desencadeadores podem ser diferentes, mas todos vão causar uma estado de paralisia na bioquímica imunológica.

Imunoterapia para Herpes Zóster

Herpes Zóster em Estágio Inicial:
- Aplicar 4 doses de Extrato de Timo (Timulina) de 7/7 dias. Geralmente não é necessário mais do que isso.

Herpes Zóster em Estágio Avançado:
Nestes casos é necessário a utilização de um imunomodulador (Extrato de Timo – Timulina), em doses diárias por 15 dias com aplicações diárias. Após 7 dias deverá da última aplicação deverá repetir o as 15 aplicações diárias. Ao término da última aplicação, aguardar 7 dias e iniciar a aplicação de 0,5mL de 7/7 dias do Polivalente (Imunoestimulador Polivalente), até o termino do frasco. São 10 doses de 0,5mL.

Na primeira fase modulamos o sistema imunológico para recuperar suas funções inatas, após há um intervalo de 7 dias para a substituição das células defeituosas e posteriormente uma segunda modulação para garantir que as células realmente foram substituídas por novas.

Na segunda fase com o uso do Polivalente estimulamos o aumento da população de todas as células imunológicas, tais como macrófagos e NK, que vão acelerar a regeneração dos tecidos lesados e destruir as células mortas e infectadas. Os linfócitos T vão reconhecer as células infectadas e destruí-las e os linfócito B, que em conjunto com os Linfócitos T protegerão o organismo de novas infecções.

OBS.: Pode ser utilizado por crianças a partir de 1 ano de idade e por idosos.


Contraindicações: Gravidez (risco de aborto), nunca associar ao uso de corticoides, pessoas que tem transplante de órgãos (e obrigatoriamente usam imunossupressores), os medicamentos não serão eficazes nestes casos.

Reações no local de aplicação são comuns e devem ser desconsideradas. Mesmo que seja atingido um vaso e forme um hematoma no local e aplicação não há problema. Mas serão raras estas reações locais já que os pacientes que apresentam esta patologia nestes estágios estão muito imunodeprimidos.

Devem ser utilizadas seringas de tuberculina de 1mL e a aplicação é intramuscular no braço ou nádegas (melhores locais, pois são menos vascularizados).

A herpes Zóster em estágio avançado pode ter inúmeras complicações, principalmente se for mal diagnosticada, forem utilizados medicamentos errados ou incorretamente, e infelizmente o medicamento aciclovir de uso tópico ou oral tem pouca ou nenhuma utilidade, mas é a terapia convencional. Este texto é orientativo e informativo para pacientes e médicos, por isso o linguajar utilizado não é científico demais e nem tão superficial. Os farmacêuticos da Anthygenus estão prontos para tirar qualquer dúvida que possam ter e até mesmo adaptar a imunoterapia há casos específicos.




Saiba mais sobre o tratamento



enviando

Perguntas e Respostas




Perguntas Respondidas - Adaptada para melhor entendimento


  • Pergunta

    como fazer este tratamento

    • Respondido por Anderson - Especialista da Anthygenus

      Bom Dia,

      Depende do grau em que esteja a doença, caso seja crônico e com crises agudas, precisará de reduzir a carga viral com o uso de dois antivirais e posteriormente poderá usar a imunoterapia, caso seja necessária.

      Precisa dar mais informações sobre como é e como se comporta, a extensão de sua herpes zoster.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      att,

      Anderson Matos.

  • Pergunta

    estou com herpes zóster a mais de 15 dias ,comecei o tratamento no domingo passado e tenho muitas dores quanto tempo fica as lesões?

    • Respondido por Anderson - Especialista da Anthygenus

      Bom Dia,

      Preciso de mais informações, tal como: que medicamento esta usando?
      ou melhor quais medicamentos esta usando incluindo os suplementos, e outras coisas que deve ter lido na internet.

      A dor por ser apenas da exposição da pele ou o vírus chegou aos feixes nervosos, não tem como dizer isso sem maiores descrições.

      att,

      Anderson Matos.

  • Pergunta

    como marcar consulta on line? É com um médico?

    • Respondido por Anderson - Especialista da Anthygenus

      Boa Tarde,

      Não realizamos consultas médicas, e sim orientações de uso de medicamentos.

      Caso tenha uma patologia e queira tirar alguma dúvida sobre tratamento ou indicações terapêuticas, pode fazer perguntas a vontade, tentarei ajudar da melhor forma possível.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      att,

      Anderson Matos.

  • Pergunta

    Onde posso encontrar relatórios de estudos medicos sobre a eficacia do Extrato de Timo?

    • Respondido por Anderson - Especialista da Anthygenus

      Bom Dia,

      Para poder lhe responder preciso saber para qual aplicação esta ou deseja utilizar o Extrato de Timo. Em si este medicamento é um imunomodulador, mas também funciona como agente sinergético quando combinado com outros medicamentos, por isso preciso saber qual a patologia de interesse.

      Quaqluer dúvida estamos à disposição.

      att,

      Anderson Matos.

  • Pergunta

    Este produto só pode ser utilizado quando estiver com Herpes?

    • Respondido por Anderson - Especialista da Anthygenus

      Bom Dia,

      Acho que em sua sua pergunta você quiz dizer que o tratamento de herpes só pode ser utilizado por quem já tem o vírus e manifesta os sintomas ? Se for a resposta é SIM. O tratamento não é uma prevenção ou seja não é profilático.
      Nosso tratamento é indicado para episódios de Herpes recorrentes, e que não tenham controle.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      att,
      Anderson Matos.